sexta-feira, 18 de junho de 2010

Bianchi: "Temporada vai ser difícil."

De regresso ao banco, neste caso para comandar o Arsenal de Sarandi, Bruno Bianchi abordou pela primeira vez o tema desde que tomou posse do balneário. Depois do empate fora na estreia, diante do Atlético Tucuman, Bianchi deixou algumas frases soltas para os jornalistas do Transatlântico.

"Seremos candidatos à subida... para o ano!"

"O empate a 0 fora foi o resultado possível. Grande parte da equipa estava cansada e só espero que recuperem rapidamente os índices físicos. No final é que veremos se este empate foi bom ou mau, mas pelo que me parece, defrontamos uma equipa que estará entre os primeiros oito lugares no final."

"O projecto é colocar o Arsenal de Sarandi na história do futebol argentino e das sagas. Sabemos que é difícil, mas o tempo vai responder aos mais cépticos. Sim, sim. É natural que não acreditem em nós. O nosso plantel é, a par do Almagro, demasiado fraco neste momento, comparativamente com o todo-poderoso Quilmes, e até mesmo com o Instituto."

"Encontrei uma equipa muito desiquilibrada, com poucas soluções. Mas o que me preocupa é mesmo a ausência de um bom guarda-redes, o centro da defesa e a falta de de um matador. Estas três lacunas poderão custar-nos caro, mas temos que trabalhar uma temporada de cada vez."

"Este ano vai ser difícil, a época será muito longa. No mínimo, precisávamos de contratar mais cinco jogadores para equilibrarmos o plantel, mas não é possível. Um passo de cada vez. Terá que haver muita paciência."

"Estamos prontos para surpreender. O objectivo não é subir, mas ficar o mais em cima possível. Só pensaremos na subida para o ano. Isso é mais que garantido."

"Tevez tem que crescer. Vai evoluir concerteza."

"Desejo sorte aos meus colegas. Espero sentir-me com o objectivo cumprido no final."

quinta-feira, 17 de junho de 2010

O Futebol na Argentina


O futebol na Argentina é o desporto mais popular: o que tem mais jogadores federados (540.000 em 2002, equivalente a 1,4% da população) e mais praticado pela população masculina. Nove em cada dez pessoas disseram ser adeptos de uma equipe de futebol. Na linguagem popular do país, também é comum utilizar expressões "fóbal, fúbol e fulbo" para designar o desporto-rei.

O país viu nascer o melhor futebolista da história do futebol. El "Pibe" Diego Armando Maradona. O eterno e irrepetível 10.

Mais jogadores destacados de sua história:


Entre os jogadores que se destacaram internacionalmente se encontram , Alfredo Di Stéfano, Omar Sívori, Lionel Messi, Raimundo Orsi, Renato Cesarini, Luis Monti, Adolfo Pedernera, Humberto Maschio, José Manuel Moreno, Osvaldo Ardiles, Gabriel Batistuta,Roberto Ayala, Jorge Valdano, Mario Kempes, Ariel Arnaldo Ortega ,Javier Zanetti, Juan Sebastián Verón, Pablo Aimar, Hernán Crespo, Javier Saviola , Carlos Tévez, Juan Román Riquelme, Daniel Passarella, Américo Tesoriere, Ubaldo Matildo Fillol, Amadeo Carrizo, Juan Pablo Sorín, Diego Simeone.

Alguns dos jogadores argentinos que se consagraram como estrelas pelo público argentino, são Ricardo Bochini, José Omar Pastoriza, Carlos Bianchi, Ángel Labruna, Norberto Alonso, José Sanfilippo, René Pontoni, Carlos Babington, Miguel Brindisi, Roberto Perfumo, Orestes Omar Corbatta, Silvio Marzolini, Francisco Varallo, Claudio Borghi, Aldo Pedro Poy, Edgardo Di Meola, Gerardo Martino, Omar Palma, Juan "La Bruja" Verón, Carlos Bilardo, Daniel Willington, Luis Fabián Artime, Hugo Gatti, Edgardo "Gato" Andrada, entre muitos outros.

Alguns dos jogadores estrangeiros que tenham sido consagrado como estrelas pelos argentinos são públicas, Arsenio Erico (Paraguai), topo marcador do futebol argentino, Severino Varela (Uruguai), Ricardo Pavoni (Uruguai), José Luis Chilavert (Paraguai), Marcelo Salas (Chilena), Enzo Francescoli (Uruguai), Luis Cubilla (Uruguai), Delem (Brasil), Julio Meléndez Calderon (Peru), Isidro Lángara(espanhol), Ángel Zubieta (espanhol), Óscar Córdoba (Colombia), Juan Pablo Ángel (Colombia).


Clubes que farão parte da 2ª Divisão. 4 destes serão por nós orientados.

Almagro
Arsenal de Sarandi
Atl. Tucuman
Brown (Arrecifes)
Ctral. Cordoba
Def. y Justicia
Defensores Cordoba
Gimnasia CDU
Gimnasia J
Godoy Cruz
Huracan de TA
Independiente Mza.
Instituto (Juntamente com o Quilmes, os melhores)
Juv. Antoniana
Los Andes
Olimpo
Platense
Porvenir
Quilmes (Juntamente com o Instituto, os melhores)
Racing Cba.
Rafaela
San Martin (M)
San Martin (SJ)
Tigre
Villa Mitre

Venha o pote da sorte!

Bianchi já se vê na Argentina.

Com uma luta de galos entre a 2ª divisão inglesa e a Argentina, a última parece ser a praticamente eleita para a 2ª Saga Transatlântica. Apesar de ser apologista da liga inglesa, Bruno Bianchi deu hoje a sua opinião sobre a possibilidade de vir a abraçar um projecto na Argentina.
"Será um enorme prazer treinar na Argentina. Será claramente uma saga mais difícil, até porque financeiramente deve ser bem pior do que Inglaterra. Os adeptos são fantásticos e provavelmente será uma saga surpreendente."

No que toca a restrições, certamente a debater em Concílio, o técnico foi peremptório.
"Voto a favor de que só poderemos contratar jogadores com nacionalidade do continente americano, desde a América do Norte, do Centro e do Sul. Não vejo piada nenhuma em poder contar com Diopes, Tsigalkos, Skalidis e Nikiforenkos num continente sul-americano. O objectivo é descobrir jogadores dentro da realidade do jogo e fazer contratações dessas seria no mínimo irrealista."

O técnico continuou.
"Um brasileiro a jogar na argentina faz sentido. Agora, bielorrussos? Senegaleses? Nigerianos? Desculpem lá, mas voto não. Há certamente muitos Esnaiders, Estoyanoffs, Ligueras.. Uriel Perezs, Paulos Mirandas, Moreno y Fabianeses, Jairo Castillos, Jacques, Adrian Guillermos... Paolos Poolis, Jimenezs... todo o mercado uruguaio, mexicano, paraguaio... enfim. Não aceito mercados alargados porque simplesmente não fazem sentidoAlém disso, Ortegas, Batistutas, Zegarras, Cambiassos, Gulys, Verons, etc... podem vir a voltar para a ArgentinaMéxico, Honduras, Costa Rica, Guatemanala, Brasil, Uruguai, Colômbia, Paraguai, Chile, Venezuela, Equador.... tem mercado mais que suficiente de jogadores para a saga. Além disso, é a forma de exponenciarmos novos jogadores para futuras sagas. Descobrir novos talentos é uma das maiores picas do CM portanto é imprescindível ser uma lei para esta segunda saga."

Já no final, o técnico falou como se já fosse um dado adquirido que o país das pampas fosse o eleito.
"Não vejo a  hora de começar a trabalhar. Espero que a minhas passagens pelo Boca e pelo Newells me ajudem a identificar alguns alvos, mas vamos estar intensivamente à procura dos melhores jogadores financeiramente viáveis. Penso que o dinheiro possa ser o maior problema, mas a pica ainda se tornará maior. Espero que sejamos todos bem recebidos na Argentina."

Comunicado de Ziad.

Sobre a Saga Italiana.
"A saga em Itália foi maravilhosa. Pelos encontros, pelos desencontros, pelos momentos, pelos peidos... enfim, é uma Saga e a palavra descreve exactamente tudo o que se passou sem que sejam necessárias palavras. Itália será sempre uma saga guardada no coração de todos nós e só tenho pena de ter terminado da forma que terminou. Por vezes acontecem tragédias, mas se calhar, foi a forma do CM nos dizer que tínhamos qualidade para ir em frente. Fica para a história os desempenhos individuais nos clubes, assim como colectivos como amigos, irmãos e parceiros nesta vida que sem CM não é particularmente a mesma coisa. Espero que tenha sido a primeira de muitas e estou feliz por poder estar junto daqueles que amo, pelo menos uma vez por semana."

Ziad, o verdadeiro, deu a sua receita para esta nova saga.
"Parece-me que sempre foi um facto que as sagas se iniciam sempre na 2ª liga. Eu só aceito treinar a partir da segunda liga, por isso acho tão aliciante treinar em Inglaterra. A Argentina também é aliciante, contudo, um projecto inglês de subir um histórico para a primeira, para jogar com os grandes tubarões, alicia-me mais. A Holanda? Acho pouco interessante neste momento, simplesmente porque a competitividade nunca será a mesma... Gosto de grandes desafios."

Quanto ao comentário de Araújo.
"Entendo o que o Quim disse relativamente às segundas ligas. Parece-me que toda a gente quer mesmo a segunda liga e fico satisfeito. Aproveito para dizer que apenas tomei a iniciativa da votação do país para recuperarmos algum do tempo perdido na sexta-feira. Só tentei ajudar e achei a ideia gira. Se quiserem anular, fica anulada."

Um desejo.
"Mais contribuição por parte de todos, pelo simples prazer de ler a inteligência os meus amigos."

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Quim " contava ficar mais 2 ou 3 anos"

Quim, o homem por trás dos alter-egos 'Mister Skywalker' e 'Jorge Araújo', abre o livro numa entrevista de alguma maneira esperada..

"Em jeito de balanço nesta primeira saga a 4, há que sentir regozijo pelo que já conquistamos. Conseguimos no mínimo, um dia por semana de assembleia, onde é por muitas vezes atingido um clímax de felicidade bem ao estilo próprio de uma juventude que nos vai fugindo por entre os dedos, construímos um blog, que mesmo estando em fase embrionária de crescimento, leva já uma pujança considerável, e , mesmo que nem toda a gente publique, é um veículo de passagem obrigatória como o numero de visitas indica. Mais que uma luta de galos, o transatlântico deve ser na sua essência, uma extensão das personagens por nós criadas em si,mas também dos seus interlocutores. O transatlântico é união, e união não é só , felizmente, saga. Temos muito para dar."

Sem querer entrar em questões técnico-tácticas, nem no FC Nápoles, o homem forte do clã Araújo/Skywalker,adiantou que esperava ficar mais tempo em Itália.

"As opiniões e balanços sobre o punhado de temporadas em Itália deixo para os técnicos, não me cabe a mim comentar,nem tecer qualquer tipo de considerações, todavia, contava ficar mais 2 ou 3 temporadas em Itália, e sei que Araújo não votou na sondagem transatlântico porque, só admitia  pensar no futuro depois do final da temporada, mas o desejo era continuar."

Sobre a nova Saga, Quim, revelou que não existem bons nem maus países, mas sim , bons e maus projectos.

"A escolha devia ter sido feita de outra forma, em assembleia, em concelho de saga. Votar em países por si só acaba por ser incipiente, dou um exemplo, não acharia que treinar a 'Eredivisie' fosse muito aliciante, mas se fosse na 2ª liga daquele país talvez o fosse, o mesmo aplico ao país de sua majestade, não penso que fosse desportivamente salutar treinar os 'big 4' de Inglaterra. Gostaria de enviar a dupla Araújo/Skywalker para o país das pampas, mas mesmo assim, poderia haver projectos que não iriam seduzir. Itália, 2º divisão correu bem enquanto escolha, e a fasquia foi inocentemente elevada, derivado á enorme qualidade das series A e B, e á grandeza de uma certa forma equitativa dos clubes. La Liga, poderia, a meu ver, levar novo estudo, mas sem update. Pessoalmente, não gostaria de treinar na Europa nesta saga 'Day 2'.
A ver vamos, e com certeaz amanhã, 5ª feira, lá estaremos."

Mundial 2010

não podia, como dizem os brasileiros, de jeito nenhum,o blog o transatlântico, deixar de cobrir os melhores momentos do maior evento desportivo mundial.
Ora e para começar, fica pelas fotos documentado, o quanto gosto que a selecção mexicana apareça na 'copa do mundo'
                                          A bela Inês Sainz

a não perder, quem também brilha no mundial! Aqui no teu blog preferido! Carrega!!

Mundial Portugal

                                   http://henricartoon.blogs.sapo.pt/

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Escolha da 2ª Saga Transatlântica.

Depois de uma aprovação por maioria com 3 votos e 1 voto nulo por falta de comparência de Rui Krino, a a Impugnação da Saga La Liga foi claramente deferida. Assim, para pouparmos tempo relativamente à escolha da liga e devidas opiniões, abre-se neste momento a votação para a Liga a iniciar hoje e a finalizar na quinta-feira. Assim sendo, a mesma será por duas fases. A primeira, a escolha do país. Na quinta-feira e pessoalmente, apenas a respectiva Serie (1ª ou 2ª divisões, dependendo do país que nos vamos envolver.) Sistema de 3 votos por treinador. A liga com mais votos é a que iremos treinar.

Argentina.
Onde temos a Taça Mercosul e Libertadores, pérolas por lapidar e explorar mercado sul-americano. Limitação de estrangeiros. Quebrar a hegemonia de River Plate, Boca Juniores, Velez...)
Votos: Rui krino; Nuno Cunha ; Mister Skywalker; Mister Skywalker

Espanha. O país de nuestros hermanos. Taça Uefa, Taça do Rei, Liga dos Campeões. Limitação de estrangeiros.
 Votos: Bruno Ziad

Inglaterra. Taça da Liga, Taça de Inglaterra, Uefa, Champions. Limitação de estrangeiros não comunitários mas sem limitação de número de jogadores estrangeiros. (muita largura para contratações de comunitários assim como de internacionais A e sub-21.)
Votos: Bruno Ziad.Rui Krino;Nuno Cunha

Brasil. Dispensa apresentações. No entanto, a fase de estaduais retira-lhe alguma vantagem na escolha, mas será sempre uma super saga. É talvez o mercado mais alargado do mundo. Limite de estrangeiros (mas para quê estrangeiros no Brasil?)
Votos: Bruno Ziad.

Grécia. O país do inferno futebolístico. Verdadeiras pérolas por lapidar, no país que é um verdadeiro viveiros de talento. Taça da Grécia, Uefa e Champions como acesso.
Votos:

Holanda. Um verdadeiro oásis. Sem limite de estrangeiros e todas as competições internas e internacionais.
Votos:Rui krino;Nuno Cunha

Japão. Uma saga completamente diferente.
Votos: Mister Skywalker
Nota: Exclusão de Portugal (?) porque apesar de ter sido a 3, terá sido demasiado recente.