Finalmente Skywalker.
A reacção do experiente treinador tardou mas chegou.
Com alguma polémica, o treinador falou abertamente de alguns temas quentes relativos a esta ultima temporada que considera "mentirosa" fez ainda um balanço ao que foram estes 5 anos em Londres, e apresentou.... A demissão.
Skywalker, como analisa estes 5 anos no Crystal Palace?
Foram anos positivos num clube sem tradições em inglaterra. Fomos os segundos a conseguir a promoção e conseguimos um rendimento consentâneo com a realidade da colectividade. Fizemos 3 temporadas sem sobressaltos na premier league, ao contrário do que alguns querem fazer parecer.
Poderia ter feito mais?
É uma questão dificil de responder. Foi duro combater a natural debandada dos melhores jogadores ao longo destes 5 anos, como foi também díficil construir o plantel sempre tendo como base segundas e terceiras escolhas face ao natural desinteresse das chamadas primeiras escolhas em representar um clube com pouca expressão e pouco poderio salarial.
Mas a verdade é que o pior tinha passado ou não?
Sim, repare, conseguimos até certa altura dotar o plantel para lutar por outros vôos, e conseguimos mesmo contratar o Andrés D´Alessandro para dotar o plantel com outra chancela. Com a chegada do também praticamente acertado Fausto Rossini, a luta do Crystal Palace ia ser outra. Vivemos num campeonato onde a verdade desportiva está na prateleira, enquanto os meus colegas se lambuzam á custa do meu insucesso.
Porque considera que não existe verdade desportiva?
Imagine que eu sabia que a saga terminaria no fim da época. Porque raio havia de vender o meu melhor ponta de lança?
Com Alan Smith a musica seria outra.
O que se pode fazer para acabar com este tipo de inverdades?
Falarei na altura própria.
Este precedente tem que ser erradicado do futebol. Tiraram-me o tapete numa altura em que tinha o plantel reequilibrado para mais 3 ou 4 anos. Mas pra quê o planeamento? Este campeonato é uma farsa. Lamento a falta de dignidade dos meus colegas depois de um fim abrupto de uma saga, repito, lamento a falta de dignidade dos meus colegas que se lambuzaram com o meu insucesso depois de um final abrupto da Saga. Onde todos os títulos deviam ser impugnados.
Considera Boss o vencedor da Saga?
(risos) ... Só se for pela quantidade de troféus Amorim.
Senão vejamos,
Foi um treinador que passou 4 anos na segunda divisão, consequentemente ganhou 4 taças amorim. Teve inclusive carta branca para contratar jogadores a granel. Teve benesses dos demais elementos da federação por mera piedade para finalmente pisar uma primeira divisão em muitos anos de carreira. Vencer a saga porquê? Porque teve pelos factores que atrás enumerei ,e outros, ter 4 anos a preparar uma equipa para jogar uma temporada na primeira divisão?
Ninguém pode tirar o mérito de recuperar o clube financeiramente ao senhor Boss. Mas recordo que não é só trabalho dele. A grandeza do clube assim o proporcionou. Relembro que já podia pagar 425 mil € por mês de ordenado. Número que é paradigmático do que estou a advogar.
Quem foi para si o vencedor da Saga?
Rui krino.
Foi o primeiro a subir,ficou sempre á nossa frente, com excepção desta última temporada, nunca teve qualquer sobressalto, e conquistou uma final europeia.
E em segundo?
Para mim não é relevante atribuir um segundo lugar. Todavia penso existir um empate técnico entre mim e o Bianchi/ziad. Passo a explicar:
Fiquei três vezes á frente do City, contra duas vezes atrás deles. Subi primeiro. Eles ganharam a taça de inglaterra é certo mas na balança conta também o facto de eu não ter sido demitido.
Por tudo isto para mim é empate.
Admite continuar em inglaterra?
De forma alguma. apresentei a minha demissão do cargo de treinador do Crystal Palace.
Porquê?
Porque não me revejo na forma destas regras, ou existência delas, mas que valem trofeus sempre para os mesmos quando há barraca.
E agora? Pra onde pretende trabalhar?
Sinceramente nem pensei nisso ainda. Estou triste e magoado com alguma falta de dignidade.
Pondera ir para o brasil?
Não pondero ir para lado nenhum sem me reunir com os restantes elementos da federação para expôr algumas ideias que pondero exigir para que não volte a haver um vazio legal que permita nova choradeira por coisas que acontecem no futebol. Não posso admitir que levianamente brinquem com toda uma carreira de treinador.

Sem comentários:
Enviar um comentário