sábado, 13 de março de 2010

Rui Santi analisa o actual momento das 4 equipas.

Excerto do programa "Tempi Extri" em que Rui Santi o momento das equipas.
Hellas Verona de "Il Marzapi"
"A verdade é para ser dita e eu sou pago para isso. Dá a sensação clara que a equipa escalonada por "Il Marzapi" só se lembra que o jogo começou passado dez minutos do árbitro apitar. Golos consentidos nos minutos iniciais em tantos jogos consecutivos não fazem parte do plano para quem se quer manter entre os melhores. Seis derrotas em seis jogos é impossível não ser problema de estrutura e a falta de sorte não explica tudo... e depois não são as vedetas que ganham jogos mas sim o seu todo. Adaílton, por exemplo, que chegou à selecção brasileira recentemente, anda com a cabeça noutras paragens e quando assim é, torna-se difícil motivar os jogadores a fazer o seu trabalho. Parece-me que há excesso de vedetagem no clube e como toda a gente sabe, não são os nomes que ganham jogos. O Verona não tem tido uma atitude humilde na abordagem aos jogos e penso que quer jogar um futebol demasiado atacante para uma Serie A tacticamente tão venenosa. Não auguro grande futuro para este treinador, que apesar de ser bom e já o provou, por vezes as coisas não funcionam. Qualquer um dos melhores treinadores do mundo já foi despedido e não se trata apenas de incompetência."
Corrosivo como sempre, Rui Santi relembra que tacticamente tem falhado algumas coisas essenciais na equipa. "Diop é muito bom a atacar mas a defender é praticamente zero. Zegarra anda meio perdido e depois perde a cabeça tipicamente à sul-americano. Adaílton quer sair e Niki está longe do que pode ser. Não consigo entender como é que com tanto dinheiro no início de época, o treinador não foi buscar um defesa central de raiz de classe mundial quando é uma posição fundamental."


Sampdória.
"Parece-me que a Sampdória está bem e recomenda-se. Pratica um futebol arriscado, é certo, mas para chegar aos objectivos que Trapattoni definiu, só assim consegue chegar lá. Há que salientar o poder ofensivo que esta equipa apresenta e que naturalmente acaba por desiquilibrar defensivamente. Só o tempo e as rotinas dirão se a abordagem aos jogos será a certa. Não só os adeptos da Samp como também quem gosta verdadeiramente de futebol, gostam de ver esta equipa a jogar porque vai de encontro ao que se quer do futebol: espectáculo. Trapattoni foi ao mercado comprar bem, dentro das suas possibilidades que, recorde-se, não tinha nada a ver com os milhões de outros clubes. Têm-se falado em Google Mendes como o principal aliado da equipa mas a verdade é que tanto quanto se sabe, o empresário está disponível para qualquer um. Há sim o que me parece ser trabalho de casa e ninguém chega a lado nenhum sem trabalho. A verdade é que Trap teve muito tempo fora de um balneário sagueiro e naturalmente não podia ter o mesmo conhecimento de mercado que os actuais adversários. Se trabalha em casa à que dar mérito e nada mais. Se continuar assim arrisca-se a subir sem qualquer tipo de dúvidas. Há que destacar Skalidis que tem 10 golos no campeonato em 6 jogos e 4 na taça em 4 jogos. Desde o primeiro dia da saga se falava do interesse da Sampdória nos seus serviços, numa altura em que nem sequer havia o caso Google Mendes. O que é que isto quer dizer? Quer dizer que BrunoTrap é mesmo velha raposa."

Nápoles.
"Ouvir o treinador do Nápoles certamente que enfurece os adeptos. O Nápoles tem claramente que subir ou então andamos todos a brincar. Continuar na Serie B eram praticamente dois anos perdidos e não consigo entender o discurso do treinador que está bem posicionado na Serie B e tem jogadores suficientemente bons para actual na Serie A. Não consigo conceber a ideia de prometer trabalho e trabalho quando o que se quer é resultados práticos de um clube que quer voltar a ser grande. Jorge Araújo tem que repensar a abordagem que tem feito até porque só lhe fica bem ter coragem para assumir publicamente que a manutenção seria um duro revés para o clube. A equipa está a jogar bem, tem feito exibições consistentes, o plantel apresenta este ano soluções... por isso os "se" a meu ver são demasiado cobardes. Para bem do futebol e da saga, o treinador do Nápoles tem que assumir o mais rapidamente o objectivo da subida de uma vez por todas e não entrar em discursos que lhe asseguram o salvar da sua pele em caso das coisas correrem mal. Há que ter coragem para assumir ou então não está no lugar certo (o que não me parece já que tem bastante qualidade como treinador). De referir que a defesa se tem mostrado difícil de bater e Eriksson, a par de Tinaia, têm sido uma agradável surpresa esta época. Há que assumir que o Nápoles tem qualidade para estar na Serie A para o ano e desejo para bem do futebol que tal aconteça (se merecer) como tem feito por."

Lecce
"Parece-me que há muito trabalho pela frente para Nuno "Il Lucifer". Tem plantel suficiente para ser campeão da sua Série e acho normal algumas dificuldades iniciais de adapção a um campeonato estranho a nível futebolístico. É certo que tem estado àquem das expectativas mas seria de todo uma surpresa novamente o Lecce não subir. Repito, há muito trabalho pela frente mas com certeza que o técnico conseguirá dar a volta por cima. A venda de Duff foi positiva em termos de balneário e os 5 milhões e a injecção de capital de milhões dão asas a um equilíbrio que se tem que encontrar forçosamente. 16 milhões de euros na Serie C é incrivelmente bom! Uma palavra para o reforço Paredes que acaba por ser um dos melhores médios defensivos do jogo e vem dar um equilíbrio tecnico-táctico à equipa. Destaco ainda Fábio pela excelente época que está a realizar, assim como Salgado (emprestado pelo Verona, é caso para perguntar o que anda ele ali a fazer) e Stendardo, ambos jovens e com um potencial enorme."

 



Sem comentários: